MacFlieger - Nossa Historia

26/5/12

MacFlieger Shelties

 

Tudo começou com uma cadelinha SRD, fui em uma chácara de amigos dos meus pais e brinquei tanto a cadelinha SRd que ao chegar em casa dormi bem cedo.

Devia ter uns 10 anos ou menos, e no mês seguinte foi meu aniversario, quando o Sr. da chácara chegou não trouxe presente, perguntei da cachorra, se estava bem e se poderia ir lá novamente. Ele me disse para ir até o carro que me levaria.

Esqueci meus amigos e presentes, mas ele me enganou, ao chegar no Ford Belina II estava a SRD esperando por mim.

Nem lembro quais foram os outros presentes que ganhei naquele dia.

A Tina já era adulta, viveu mais 06 anos, fiquei triste e não quiz outro cachorro por algum tempo.

Desde criança sempre tive adoração por cães e outros animais de estimação.Na infância era obrigatório assistir todas as tardes seriados dos meus atores preferidos: Lassie, Rim Tim Tim, Benji e outros.

Não durou muito veio uma pastor alemão, muita pura e obediente com a qual aprendi adestramento e protegeu nossa família por muito tempo.

Seus filhotes deram início a criação, todos adestrados para guarda e muito eficientes.

No inicio dos anos 90, juntamente com um amigo passei a criar cães para guarda devido a admiração por cães de trabalho. Não tínhamos preocupação com estética, dando ênfase a caracteristicas funcionais dos cães como estrutura e temperamento. Este período foi importante pois aprendi a compreender os cães e trabalhar sua socialização para que pudessem desenvolver seu trabalho, o que mais tarde seria útil em toda minha criação sempre procurando criar cães que fossem aptos a conviver com pessoas em quaisquer situações, seja para trabalho, apresentação ou somente para companhia.

Trabalhei na policia por alguns anos, onde foi possível ter contato com o trabalho ligado aos cães e aprender a selecionar e adestra-los aprimorando qualidades desejadas para cada função e corrigindo desvios  que impossibilitam, tanto o trabalho como a convivência entre cão e homem.

Trabalhar com cães de guarda é recompensador, mas existe um outro lado onde se perde vidas de cães que tentam proteger as pessoas, os policiais, as famílias onde moram. Conhecer cães com desvio de temperamento devido aos seus donos comprarem com a finalidade de guarda e esquecerem o cão no canil, sem contato com pessoas e qualquer atividade, quando se tornaram agressivos nos chamavam para corrigir comportamentos que os próprios donos haviam desenvolvido.

Conheci várias raças e tive algumas delas, que a atividade de adestramento me proporcionou.

Em 1996 abri a revista cães e cia e conheci o sheltie, na reportagem da Sra. Hilda Scherrer,  era a Lassie da minha infãncia. Não, era melhor que isto, mais obediente, mais ativo e com mais opções de cores, caracteristicas que conheci durante alguns anos de estudo para saber como cuidar bem daquele sonho , foi amor a primeira vista.

Mas nesta época havia deixado de criar para me dedicar aos estudos, tendo retornado somente em meados de 2000. Como fazia faculdade não tinha tempo para dedicar a criação dedicar a criação.

Durante este período aproveitei para estudar melhor cada raça especificamente, suas funcionalidades e aptidões para trabalho, principalmente o collie e seu pequeno parente, o sheltie, ficando impressionado como o collie fez parte da origem de varias raças e sua aptidão nata para o pastoreio. Com o sheltie não foi diferente, e além das aptidões para pastoreio, se revelava um cão multifuncional destacando-se nas diversas variedades de competição.

Mas não demorou muito e depois de alguns anos voltei a criar cães, mas sem esquecer do sheltie. Não tinha muitos recursos na época e com algumas reservas e o que conseguia com a criação resolvemos trazer os primeiros shelties.

Nosso primeiro afixo nasceu da idéia de que os cães são nossos amigos e devemos fazer o melhor por eles, assim os chamamos de companheiros e  até esqueço que são cachorros e dou bronca dizendo " não faz assim fiilho".

Abri o Canil Lake’s Buddy usando meu sobrenome “Lago” e a designação para companheiro em inglês, mais usada para o caso de cães, “Buddy”. Estava criada a nossa filosofia de não somente produzir bons cães, mas que tivessem temperamento e saúde para serem companheiros nossos e de nossos clientes para o resto da suas vidas.

O esforço foi grande para conseguir boas matrizes e um padreador à altura para se ter bons filhotes.

Voltei a antiga cães e cia de 96 e lembrei da Dona Hilda, resolvi mandar e-mail para saber as opções de filhotes. No começo procurava por uma fêmea, mas não haviam disponíveis.

O inicio com Pastor de Shetland se deu através da aquisição de duas fêmeas, “Marc-one Marc-One Hanna Jussara Shetland Sunset(Hannah)” e “Candy The Colliedition”. “Hannah”,  vinha da Linhagem Minos, muito bom criador americano no passado. “Candy”, sable merle, veio de uma criadora boa criadora de collies que tivera uma ninhada, em seu pedigree haviam cães #1top do ranking.

 

 

Para completar precisamos de um macho de boa linhagem que viesse de criador conhecidamente renomado. Minha primeira opção era um  Chelsea Sheltie, da Sra. Hilda e Eduardo, desde o ano 2000, melhor criador do Brasil vários vezes nos anos anteriores e que trabalhavam com linhagem Carmylie.

Sendo que continuei aguardando até que na terceira tentativa me falou que haviam dois machos muito bonitos, Guiness e Gregory. Ficamos com o primeiro e o outro viria a ser comprado pelo canil Marc-one.  Guinnes foi campeão cedo, aos 15 meses já entrava em pista e logo depois era campeão brasileiro. (veja mais em Guiness)

O Sheltie era muito mais do que havia conhecido em livros e fotos, onde se podia conhecer somente sua beleza, o que pessoalmente se revelou como somente uma de suas qualidades, tão essencial quanto seu temperamento, e ainda sua saúde e resistência superior a de outras raças que conheci. Com o tempo deixei de criar outras raças de cães e me dediquei a ter somente shelties e alguns collies.

Neste sentido os shelites são os melhores companheiros que acredito uma pessoa pode ter. Um cão extremamente dedicado, que faz parte da familia, cuida dos seus donos, e antecipa o seu comportamento para agradar. Digo que, parece que advinham o que você quer deles.

Cada raça tem suas qualidades e  acredito que cada um deva criar a raça ou as raças que se identifique, e fazer bem feito.

Não sabemos quanto tempo teremos nesta vida, mas nossos amigos terão menos tempo do que nós, mas o amor incondicional que nos dão em sua curta existência é mais do que suficiente.

Ainda fico comovido com histórias de cachorros que perderam seus donos e ficaram o resto de suas curtas vidas aguardando a volta deles, o que para um cão deve ter sido uma eternidade.

Uma dos motivos que levaram a deixar de trabalhar com cães de guarda foi a ignorância do homem. Perdi minha primeira pastor alemão com pouco mais de 06 anos, “Preta”, por envenenamento para que pudessem assaltar a casa. Além de outros incidentes deste tipo que foram nos afastando da crição de cães de guarda e adestramento.

Comecei a criar com cães para conformação e companhia, aparentemente diferente do que já havia feito, mas a experiência com cães de trabalho foi essencial para desenvolver bom temperamento e socialização.

Satisfeitos com o resultado da linhagem trouxemos “Aika Marc-One Shetland Sunset (Aika)”, Bisneta do americano “BISS Am Can Bda Ch Carmylie Tidal Wave (Breaker)”.

 

Aika Marc-One Shetland Sunset (Aika)

Ainda trouxemos outra fêmea, Chelsea Sheltie Izadora, meia irmã de Guiness e nossa collie Isis.

Em 2009, tive outras alegrias, com Guiness completando seu Grande Campeonato, com melhor da raça e um 2º de grupo na exposição de Curitiba, sob Julgamento do Criador e Juiz Antonio Costa Dalle Piagge, e a collie Isis ter conseguido o Título de campeão filhote.

Também neste trouxemos nossa nova matriz “Scotfield Sunrise Affair (Debbie)” filha de “Chelsea Sheltie Bvlgary Extreme” irmã da Best in show “Chelsea Sheltie Xangai”, também de linhagem Carmylie.

Conheci em 2001, Christiane Flieger, criada na alemanha onde conheceu o Pastor de Shetland acabamos descobrindo que tínhamos interesse mútuo pela raça. Chris possuia uma collie e buscando um sheltie encontrou o canil. A união foi inevitável e logo estavamos juntos criando as mesmas raças.

Adquirimos a fêmea e sheltie “Wee Royal Shetlanders Lady Elaine (Elaine)” da criadora canadense Jocelyne Cormier. Elaine têm muitas qualidades, descedente de um dos melhores padreadores da atualidade ““Am/Can Ch Apple Acres Expedition' ROM/ROMC(Trek)”, melhor padreador do Canadá 2008 e ganhador de Award of Merith na ASSA em 2005, 2006 & 2008, é hoje um dos reprodutores mais procurados e com diversos filhos campeões. Elaine ainda conta em sua linhagem com “Am/Can Ch Laureate Landau (Andy)” e filha do “Worl Ch./ Am&Car Ch./Br Ch/ Ar.Ch./Py.Ch./Pan Ch./Int. Ch. Talamar Nataraj Too (Shakespeare)”.

 

Am/Can Ch Apple Acres Expedition' ROM/ROMC(Trek)                                         Am/Can Ch Laureate Landau (Andy)

Ao buscar nossa menina com a criadora que tive o prazer de conhecer sua mãe, “Can Ch GrandGables Schoolgirl Crush (Duchess), uma fêmea maravilhosa. Contudo foi “Shakespeare”, seu pai que nos impressionou(ver Shakespeare), com seu temperamento estável e dono de um pelagem exuberante, aliava as qualidades que desejamos para nossos cães, beleza e temperamento.

Não demorou muito e trouxemos “Shakespeare para o Brasil, como já possuía Títulos na Argentina e Paraguay decidimos conquistar em solo nacional seu reconhecimento.

Em 2010 mudamos o Canil para São Paulo e investimos no campeonato de “Shakespeare”. Seu registro foi homologado somente em abril e no mês de setembro já tinha todos os títulos no Brasil. Mesmo com somente 06 meses de exposições terminou o ano como 3º melhor sheltie do Brasil e sendo 30 vezes melhor da raça.

Nosso ideal é criar com ética e qualidade bons cães que possuam não somente beleza, mas também temperamento e estrutura, independente de ter intenção de competir ou serem somente cães de companhia.

Com base nesta relação de confiança que conquistamos o reconhecimento de não somente clientes, mas amigos apaixonados pela raça. Assim, realizamos em 2011 a importação de um macho azul, “Am GCH Can Ch Grandgables Ya Drives Me Krayz HIC (River)” em conjunto com Nelson Passos Junior, que havia adquirido a pouco tempo um de nossos filhotes, a fêmea “Lanna of Lake’s Buddy”.

A razão de conhecer e gostarmos de shelties aconteceu em ração dos collies, assim adquirimos em 2008 a fêmea, tricolor, “Isis of Lake's Buddy Lawrence Hill (Isis)”, descendente 4 vezes do Campeão Mundial “Multi Int ch WW2000 Lakefield Loves is in the Air”, melhor da raça na Exposição Mundial de 2000 em Milão, Italia, também melhor padreador da Europa em 2004 pelo ranking Pedigree Masterfoods, e melhor padreador Europeu em 2006 pelo ranking Dog World Royal Canin.

Posteriomente, viemos a ter filhotes de “Isis” com “Dreamtales Phantom Of The Opera (Thor)”, também de excelente descendência vinda da Best in Show “Ch.Faireland Moonlife Banshee”, onde nasceu nossa amada fêmea azul, “Anne” que esperamos nos dar muitas alegrias.

A convivência com a raça Collie nos fez compreender muitas das características dos shelties, bem como suas diferenças de temperamento, estrutura, pelagem etc.

Em 2011 resolvemos mudar a nome do canil. O nome Lake’s Buddy de quando Moysés ainda era solteiro não fazia mais sentido, e buscamos um novo nome que contemplasse o nome e o gosto de ambos e ao mesmo tempo tivesse algo haver com a criação de Shelties e collies.

Passamos a usar a Inicial de nossos nomes Moyses e Christiane, e sendo o Sheltie uma raça de origem escocessa passamos a usar a inicial para nomes escocesses Mac, seguida do nosso sobrenome, ficando assim Moyses and Chris Flieger, ou somente MacFlieger.

Acreditamos que o criador idôneo é o que tem amor pelos seus animais e procura o melhor para eles, nunca tivemos problemas de abandono de cães. Ao contrário, é comum no canil resgatarmos um animal abandonado, alguns até de raça pura, pois as pessoas sabem que gostamos deles e acabam deixando por perto, ou algum amigo tem conhecimento de um coitado que esta sem lar e acaba por pedir ajuda para salvar uma vida canina.

Nossa historia é simples, de um criador que começou com cães nacionais e foi crescendo aos poucos, valorizando os bons e antigos criadores e aprendendo com suas experiências, bem como, buscando conhecimento para produzir cães com qualidade.

 


Macflieger


Macflieger